Referências

AGNER, Luiz.Ergodesign e arquitetura da informação: trabalhando com o usuário.2. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2009.

ANDRETTA, Ilana. et al. Metacognição e Aprendizagem: como se relacionam? Porto Alegre: EDIPUCRS – Revista Psico, v. 41, n. 1, pp. 7-13, jan./mar. 2010.

ANSARI, A. et al. Internet Recommendation Systems. Journal of Marketing Research, v.37, n.3, p. 363-375, Aug., 2000.

BADIA, Antoni e GARCÍA, Consuelo. Incorporación de las TIC en la ensañanza y el aprendizaje baseados en la elaboración colaborativa de proyectos. RU&SC. Revista da Universidade e Sociedade do Conhecimento. V. 3 N. 002. Catalunya, Espanha: Universitat Oberta de Catalunya, 2006.

BARBOSA, Simone Diniz Junqueira; SILVA, Bruno Santana da. Interação humano-computador. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 2. ed. São Paulo: E. Blucher, 2000.

BEGAY, Travis et al. Interdisciplinary Project-Based Learning. USA: JLHE -The Journal of Learning in Higher Education. V. 2 Issue 2. Fall 2006.

BRITO, A. B. de. Ampliação do vocabulário em Desenho Industrial: considerações para o projeto de produto, RS. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2004.

BONSIEPE, Gui (Coord.). Metodologia experimental: desenho industrial. Brasília: CNPq, 1984.

BOSNIC, I., VERBERT, K., DUVAL, E. Automatic keyords extraction – a basis for content recommendation. Proceedings of the Fourth International Workshop on Search and Exchange of e-le@rning Materials 2010 (SE@M’10), Barcelona, Spain, 2010, p51-60.

BOSS, Suzy. KRAUSS, Jane. Reinventing project-based learning: your field guide to real-world projects in the digital age. EUA: International Society for Technology in Education (ISTE), 2007
BRIDGES, L. Assessment: Continuous learning. Portland, ME: Stenhouse: 1996.

BROD JÚNIOR, Marcos. Engenharia de Produção Inclusiva: A Linguagem Gráfico-Verbal, Gráfico-Visual e Gesto-Visual para Atividades de Produção. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

BROD JÚNIOR, Marcos; Dr; GOMES, Luiz Vidal N.; PhD; MEDEIROS, Ligia S. de; Dr. Educação do Design: ensino de Projeto de Produto à moda clássica. 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2010.

BROIN, Daire Ó; RAFTERY, Damien. Using Google Docs to Support Project-Based Learning. Irland: AISHE-J: The All Ireland Journal of Teaching and Learning in Higher Education. V. 3, N. 1, Spring 2011.

BROWM, Tim. Design Thinking. Harvard Business Review: HBR ARTICLES, Jun 01, 2008 disponível em: <http://hbr.org/search/design%252520thinking/>, acessado em 12 março, 2012.

BÜRDEK, B. E. História, Teoria e Prática do Design de Produtos. Tradução Freddy Van Camp. São Paulo: Edgard Blücher, 2006.

CAZELLA, Sílvio César ; REATEGUI, Eliseo ; NUNES, Maria Augusta . A Ciência da Opinião: Estado da Arte em Sistemas de Recomendação. JAI: Jornada de Atualização em Informática da SBC. Rio de Janeiro, RJ: PUC Rio, 2010, v. , p. 161-216.

CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e misto. 3. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DANTAS, Denise; CAMPOS, Ana Paula de. Autonomia projetual: um novo olhar sobre as estratégias de ensino de metodologia de projetos em design, Revista Design em Foco, Vol. III, Núm. 2, julio-diciembre, 2006, pp. 129-141, Universidade do Estado da Bahia, Brasil.

DONNELLY, Roisin. Using Technology to Support Project and Problem-Based Learning. In Book: BARRET et al. (Org) Handbook of Enquiry and Problem-based Learning: Irish Case Studies an International Perspectives. Ireland: AISHE (All Ireland Society for Higher Education), 2005.

ELAM, Kimberly. Geometria do design: estudos sobre proporção e composição. São Paulo: Cosac & Naify, 2010.

FILATRO, Andrea. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. 3. ed. São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 2010.

FILATRO, Andrea. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson, 2008.

GARRETT, Jesse James. The Elements of User Experience. New York, NY – USA: AIGA – American Institute of Graphic Arts, 2003.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. 2. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2009.

GODLBERG, D., NICHOLS, D., OKI, B. M., DOUGLAS, T. Using collaborative filtering to weave an information Tapestry. Communications of the ACM, New York, v.35, n.12, 1992, p. 61-70.

GOMES, Luiz Antônio Vidal de Negreiros. Criatividade e design: um livro de desenho industrial para projeto de produto. Porto Alegre: sCHDs, 2011.

GOMES, Luiz Antônio Vidal de Negreiros. Criatividade:projeto < desenho > produto. 3. ed. Santa Maria, RS: sCHDs, 2004.

GOMES, Luiz Antônio Vidal de Negreiros;  BROD JÚNIOR, Marcos. Logogramas: desenho para projeto. Porto Alegre: sCHDs, 2007.

GOMES, Luiz Vidal Negreiros; MEDEIROS, Ligia Maria Sampaio de. Retículas, Grelhas e Malhas: Noções Fundamentais e Aplicações. GRAPHICA 2005. Anais. Recife, PE.

GONZALEZ, G., De La Rosa , J.L., And Montaner , M. Embedding Emotional Context Inrecommender Systems. In The 20th International Florida Artificial Intelligence Research Society Conference-Flairs, Key West, Florida, 2007.

GÖTZ, Veruschka. Grids for the internet and other digital media. Crans-près-Céligny: AVA, 2002.

HERLOCKER, J. L. Understanding and Improving Automated Collaborative Filtering Systems. Tese de Doutorado, University of Minnesota, Minnesota, Estados Unidos: 2000.

Herlocker, J. L. Konstan, J. A., terveen, L. G., Riedl, J. T. Evaluating Collaborative Filtering Recommender Systems. ACM Transactions on Information Systems, vol. 22, num. 1, 2004, p.5-53.

INTEL® EDUCAR. Aprendizagem Baseada em Projetos. CD-Room Série Elementos. São Paulo, Intel: 2010.

ISO 9241-210:2010. Ergonomics of human-system interaction. Part 210: Human-centred design for interactive systems. Disponível em http://www.iso.org/iso/catalogue_detail.htm?csnumber=52075. Acessado em 30/09/2012.

KLEMANN, Miriam; REATEGUI, Eliseo; 2, LORENZATTI, Alexandre . O Emprego da Ferramenta de Mineração de Textos SOBEK como Apoio à Produção Textual. XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2009.

LARMER, John; MERGENDOLLER John R. 8 Essentials for Project-Based Learning. USA: BIE EL – Education Leadership. September 2010 V. 68 N. 1. Disponível em www.ascd.org. Acessado em 12/09/2012.

LIMA, Alessandro; MEURER, Heli. Projeto de personagens tridimensionais e virtuais: validação e adaptação de metodologias. Porto Alegre: UniRitter, 2011.

LÖBACH, Bernard. Desgin Industrial . Bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Editora Blucher, 2007.

LUPTON, Ellen; PHILLIPS, Jennifer Cole. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac & Naify, 2008.

KALBACH, James. Design de navegação web: otimizando a experiência do usuário. Porto Alegre: Bookman, 2009.

MACEDO, A., Reategui, E., Lorenzatti, A., Behar, P. Using Text-Mining to Support the Evaluation of Texts Produced Collaboratively. Education and Technology for a Better World: Selected papers of the 9th World Conference on Computers in Education, Bento Gonçalves, Brazil. Springer, 2009.

MARKHAM, Thom. Project based learning design and coaching guide: expert tools for innovation and inquiry for K-12 educators. Califórnia: HeartIQ Press, 2012.

MARKHAM, Thom; et al. In: BUCK INSTITUTE FOR EDUCATION;. Aprendizagem Baseada em Projetos – guia para professores de ensino fundamental e médio – 2ª ed., Editora Artmed, 2008.

MARTIN, Bella; HANINGTON, Bruce. Universal Methods of Design: 100 ways to research complex problems, develop innovative ideas and design effective solutions. Berverly: Rockport Publishers, 2012.
MEMÓRIA, Felipe. Design para a Internet: projetando a experiência perfeita. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

MERGENDOLLER, John R; et al. Pervasive Management of Project Based Learning: Teachers as Guides and Facilitators. USA: BIE – Buck Institute for Education. Project-Based learning for the 21century, 2006. Disponível em http://www.bie.org. Acessado em 10/09/2012.

MEURER, Heli; SZABLUK, Daniela. PROJETO E: Metodologia Projetual para Desenho de Ambientes Dígito-Virtuais. In: VAN DER LINDEN, Júlio C. S.; MARTINS, Rosane F. F (Org). Pelos Caminhos do Design. Rio de Janeiro: Editora Rio Books, 2012.

MEURER, Heli; SZABLUK, Daniela. Projeto E: aspectos metodológicos para o desenvolvimento de projetos dígito-virtuais. Ação Ergonômica – ERGODESIGN II. V.5, N. 2, 2010.

MEYER, Guilherme Correa. Reflexões sobre a caracterização da pesquisa científica e da prática profissional no design. Anais do 8º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenv em Design, 2008.

MILENTIJEVIC, Ivan; et al. Version Control in Project-Based Learning. Computer and Education: December 2006. Disponível em www.sciencedirect.com. Acessado em 06/09/2012.

MOURSUND, David. El Aprendizaje por Proyectos Utilizando las Tecnologías de la Información y las Comunicaciones. Eduteka, 2004.

MÜLLER-BROCKMANN, Josef. Grid systems in graphic design: a visual communication manual for graphic designers, typographers and three dimensional designers. 5th ed. Sulgen: Niggli, 2007.

NEVES, Letícia Fernandes Arruda; ALENCAR, Francisco de . Aprendizado baseado em problemas, um novo conceito para a formação do designer no viés sustentabilidade, 2009.

NIELSEN, Jacob. Projetando Websites. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

NORMAN, A. Donald. O Design do Dia-a-Dia. Rio de Janeiro RJ: Rocco, 2006.

NUNES, M. A. S. N. Computação Afetiva personalizando interfaces, interações e recomendações de produtos, serviços e pessoas em Ambientes computacionais. In: Nunes, M.AS.N.; Oliveira, A.A.; Ordonez, E.D.M.. (Org.). DCOMP e PROCC: Pesquisas e Projetos, 2012.

OTANI, Adelcio M. S. N.; FRANZONI, Ana M. B.; MELO, Pedro A. Pensamento Sistêmico na Educação: Imprescindilidade na Era do Conhecimento. IV CONeGOV –
Conferência Sul-Americana em Ciência e Tecnologia aplicada ao Governo Eletrônico. Palmas, Tocantis, 2007.

PREECE, Jennifer; ROGERS, Yvone; SHARP, Helen. Design de interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman, 2005

PAZZANI, M., BILLSUS, D. Content-based recommendation systems. The Adaptive Web. Berlin: Springer-Verlag, 2007, p. 325-341.

REATEGUI, Eliseo Berni; CAZELLA, Sílvio César.  Sistemas de Recomendação. XXV Congresso da Sociedade Brasileira da Computação, Rio Grande do Sul, 2005.

RIVERDALE & IDEO. Design Thinking for Educators. New York: Version One, April, 2011. Disponível em: <http://www.designthinkingforeducators.com/>, acessado em: 1 de março, 2012.

ROCHA, J. B.; BASSO, N. R. S.; BORGES, R. M. R. Transdisciplinaridade: A Natureza Íntima da Educação Científica. 2ª ed. EdiPUCRS, Porto Alegre, 2009.

SAMARA, Timothy. Elementos do design:guia de estilo gráfico: entendendo as regras e como quebrá-las.Porto Alegre: Bookman, 2010.

SAMARA, Timothy. Grid: construção e desconstrução. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.

SCHWALM, Jason; TYLEK, Karen S. Systemwide Implementation of Project-based Learning. Journal Afterschool Matters. Number 15, Spring 2012.

SENGE, Peter M. A quinta disciplina: arte e prática da organização de aprendizagem. 4. ed. São Paulo: Best Seller, 2004.

STRUNCK, Gilberto. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. 3. ed. Rio de Janeiro: Rio Books, 2007.

SZABLUK, Daniela. As Competências da Equipe de Projeto no Processo de Desenvolvimento de Aplicações WEB. 2011. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

UNGER, Russ; CHANDLER, Carolyn. O guia para projetar UX: a experiência do usuário (UX) para projetista de conteúdo digital, aplicações e web sites .Rio de Janeiro: Alta Books, 2009.

THOMAS, John W. A review of research on project based learning. califórnia, 2000. Disponível em: http://www.bie.org/research/study/review_of_project_based_learning_2000. Acessado em 20 de julho de 2011.

TONDREAU, Beth. Criar grids: 100 fundamentos de layout. São Paulo: E. Blucher, 2009.

VASCONSELOS, Luis Arthur Leite de. Uma Investigação em Metodologias de Design. Projeto de conclusão de curso, Centro de Artes e Comunicação, depto design – UFPE: Recife, 2009.

VASSÃO, Caio Adorno – Metadesign: Ferramentas, estratégias e ética para a complexidade (Coleção Pensando Design). São Paulo: Edgar Blucher, 2010.

WANG, F.-H. Content Recommendation Based on Education – Contextualized Browsing Events for Web-based Personalized Learning. Educational Technology & Society, 11 (4), 2008, p. 94–112.

WHEELER, Alina. Design de identidade da marca: um guia completo para a criação, construção e manutenção de marcas fortes. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.

ZABALA, A; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.

ZANINI. Romel. O que é Pensamento Sistêmico? disponivel em: <url20.ca/-Xm> desde 2007. Acessado em 11 abr.


Comentários desativados em Referências