Danna – Navegador de internet para idosos

Projetado por: Roberta Escher

Projeto de um Navegador de Internet para Idosos elaborado considerando as dificuldades cognitivas e fisicas que os idosos possuem ao utilizar os navegadores atuais.

Este projeto foi desenvolvido pela aluna Roberta Escher na cadeira de Projeto 4. Consiste em um navegador de internet para idosos. A necessidade do projeto foi verificada ao observar a dificuldade que idosos possuem ao utilizar os navegadores de internet atuais, que acabam sendo simples demais para um usuário tão básico.

Para o desenvolvimento do projeto foi feito um estudo sobre dificuldades cognitivas obtidas no envelhecimento e também sobre o novo comportamento de consumo dos idosos, sendo uma das teorias estudadas a de “Ganhos em função das perdas”.

“A postura Ganhos em função de perdas baseia-se na compensação das perdas de funções cognitivas em habilidades disponíveis, o “ganho” nessa teoria é interpretado como uma nova forma de realizar tarefas antigas.”

Diacronia dos navegadores de internet

Wireframes

Wireframe da tela inicial do navegador

Wireframe da tela inicial do navegador

Wireframe da tela de configurações da ferramenta acessibilidade

Wireframe da tela de configurações da ferramenta acessibilidade

Uma questão levada muito em consideração no decorrer do projeto foram os feedbacks do sistema para o usuário. Por o idoso ser um usuário muito básico, os feedbacks auxiliam a orientar da navegação, e evitam constrangimentos para eles. Além disso, foram utilizados muitos feedbacks de confirmação, como por exemplo “Você tem certeza que gostaria de entrar nesse site?” quando o usuário entra em um site a partir de um link, isso foi criado pois durante a pesquisa com os idosos foi possível perceber que muitas vezes eles acabavam clicando em links que não pretendiam por questões físicas (utilização do mouse).

Sistemas de feedback do navegador

Sistemas de feedback do navegador

Nenhum comentário »

Deixe um comentário