Definição da Matriz Cromática

De acordo com Samara (2010), cores constituem um poderoso estimulo visual, e, portanto são muito úteis na comunicação gráfica e visual. A fisiologia que permite a percepção costuma ser universal entre os seres humanos. “O que fazemos com as cores logo que a vemos, porém, é outra história, e controlá-las visando à comunicação depende do entendimento de como suas qualidades ópticas se comportam” (SAMARA 2010, p.83). Igualmente importante é a definição de combinação de cores que promovam acessibilidade – o daltonismo, por exemplo, impede que determinadas cores sejam visualizadas, por isso algumas combinações de cor podem tornar textos ilegíveis para determinadas pessoas (Meurer e Szabluk, 2012).
Para Meurer e Szabluk (2012), as cores devem ser escolhidas de acordo com a identidade gráfico-visual considerando o contexto em que serão utilizadas. Por isso é importante definir a escala de participação (ou o quanto cada cor estará presente na interface), matiz e saturação de cada uma delas para obter um resultado harmônico. Podem ser importantes também na associação de links, botões e conteúdos, de modo que o usuário reconheça os acionamentos da interface através da cor.

cromografia

Fonte da Figura: Elaborado por Cristiano Menezes dos Santos.Projeto IV 2012 1. POC – Plataforma de Otimização de Consultas

 

Texto extraído da tese de doutorado do professor Heli Meurer intitulada:
FERRAMENTA DE GERENCIAMENTO E RECOMENDAÇÃO COMO RECURSO NA APRENDIZAGEM BASEADA EM
PROJETO EM DESIGN DIGITAL