Definição das personas

É uma importante técnica de identificação das características dos usuários, auxiliando a contextualizar o projeto. Para Kalbach (2009 p.223), “personas são descrições narrativas de arquétipos de usuários refletindo padrões de necessidades e comportamentos descobertos durante a inteligência do usuário”. Definidas em no máximo uma ou duas páginas ou na forma de pôster, podem incluir foto representativa de algum indivíduo e servem, de acordo com Kalbach (2009), para orientar decisões de design. Para Cybis (2010) trata-se de elaborar indivíduos fictícios descritos em detalhes que sejam capazes de representar a população de possíveis usuários. Segundo ele, isso elimina os riscos do simples uso de dados demográficos e de atributos ‘médios’.
“É uma técnica utilizada principalmente para representar um grupo de usuários finais durante discussões de design, mantendo todos focados no mesmo alvo. As personas são definidas principalmente por seus objetivos, que são determinados num processo de refinamentos sucessivos durante a investigação inicial do domínio de atividade do usuário” (BARBOSA e SILVA, 2010 p. 176).
Porém Barbosa e Silva (2010) consideram melhor projetar para uma única persona do que tentar ampliar as funcionalidades de um produto para a maior parte das pessoas. Criar personas, segundo Kalbach (2009), não pode ser caracterizado como uma atividade simplesmente baseada em caricaturas ou invencionices. Para definir personas realmente úteis elas devem ser baseadas em dados reais. Kalbach (2009 p.224) apresenta os seguintes passos: (1) identificar os atributos mais importantes que distinguem um segmento de usuários de outro; (2) definir um número mínimo de personas para atender a amplitude de cada atributo; (3) descrever as personas a partir de evidências de pesquisa com usuários e a lista de atributos. Segundo o autor, é importante que as personas adquiram vida através de detalhes interessantes e variados, porém, é recomendando não exagerar; (4) validar as personas-alvo alinhando-as aos objetivos do projeto e (5) personas devem ter grande visibilidade no projeto, podendo ser incluídas no relatório e estar presente nas reuniões de definições.

personas
Fonte: Elaborado por Henrique Beier. Design Uniritter, disciplina de Projeto Gráfico IV, 2012.

Elaborar personas é uma estratégia importante para conectar os alunos com a realidade. Invariavelmente terão que investigar e analisar hábitos sociais e culturais, opiniões, comportamentos, preferências, entre outros.

 

Texto extraído da tese de doutorado do professor Heli Meurer intitulada:
FERRAMENTA DE GERENCIAMENTO E RECOMENDAÇÃO COMO RECURSO NA APRENDIZAGEM BASEADA EM
PROJETO EM DESIGN DIGITAL