Questões projetuais

Bonsiepe (1984 p.34) definiu inicialmente três questões:

  1. O que? Relativo à situação ou ao produto que deve melhorar e quais são as circunstâncias e fatores envolvidos no problema
  2. Por quê? Esclarece os objetivos e a finalidade do projeto e os requisitos e as restrições envolvidas, e
  3. Como? Qual será a macroestrutura metodológica, métodos, técnicas, recursos humanos e econômicos, experiência e tempo para o projeto.

Meurer e Szabluk (2012), com base em Gomes (2004), reestruturaram as questões para: O que desenvolver? Por que projetar? Como desenhar? Para quem projetar (da necessidade de se identificar os usuários do produto)? E qual será a tecnologia utilizada? “As possibilidades projetuais e o resultado final dependem muito da tecnologia adotada. Em projetos para web, procura-se definir as tecnologias que serão usadas nas três camadas, que referem-se à (a) interface do usuário, à (b) lógica do negócio, e ao (c) banco de dados” (MEURER e Szabluk, 2010).

questoes

Texto extraído da tese de doutorado do professor Heli Meurer intitulada:
FERRAMENTA DE GERENCIAMENTO E RECOMENDAÇÃO COMO RECURSO NA APRENDIZAGEM BASEADA EM
PROJETO EM DESIGN DIGITAL