Termos pertinentes ao projeto

Oriunda da técnica deno-conotativa (Gomes 2011), além de aumentar consideravelmente o conhecimento e a percepção do contexto do projeto pelo aluno, incentiva também a melhoria do vocabulário através do entendimento direto e figurativo desses termos. Sobre a análise deno-conotativa, Gomes escreve:

“Consiste de dois distintos, mas interligados, momentos. Um deles – análise denotativa – é a busca em dicionários, enciclopédias, compêndios e almanaques dos significados literários já definidos nos termos do projeto e/ou expressão relativa ao estudo. […] O outro momento – análise conotativa – apesar de complementar e fundamentar culturalmente, pois é feita através de pesquisa bibliográfica, trata-se da revisão de literatura e redação compilatória de trechos de livros, artigos, ensaios, crônicas que tratam do assunto relacionado ao tema que envolve ‘imagens sonoras e visuais’ de conceitos para o projeto” (GOMES, 2012, p.55).

Para Meurer e Szabluk (2012), a análise denotativa constitui-se na busca dos significados do termo – por exemplo, a denotação do termo “hipertexto” implica em sua definição exata em fontes literárias. Já a análise conotativa envolve a busca por simbologia ou significados ampliados que representem o termo, influenciados pela cultura – quando se verifica a conotação que o “hipertexto” assume na sociedade moderna, tem-se uma nova dimensão do seu significado.

analiselinguistica

Fonte da Figura. Cauê Borella.Projeto IV 2012 2. Swell Check Aplicativo de previsão das ondas colaborativo.

 

Texto extraído da tese de doutorado do professor Heli Meurer intitulada:
FERRAMENTA DE GERENCIAMENTO E RECOMENDAÇÃO COMO RECURSO NA APRENDIZAGEM BASEADA EM
PROJETO EM DESIGN DIGITAL